14/01/2012

Método da Ovulação, Você Conhece?

 

Dentre os milhares de metodos que evitam a gravidez, existem alguns que dispensam medicamentos e cirurgias, entre eles esta o método da ovulação ou método muco-cervical,
onde todas as mulheres (até as que tem ciclos menstruais irregulares) estão liberadas para utilizar, pois para o uso desse metodo é apenas necessário a observação dos sinais do seu corpo.
É assim:

O ciclo menstrual da mulher apresenta os períodos férteis (quando é possivel engravidar) e períodos inférteis.

Assim que a menstruação termina começa um período seco, onde não há lubrificação e na vulva não tem muco, no geral esse período dura de dois a cinco dias e a mulher pode ter relações sexuais sem muitas preocupações (pois ela não estará fértil e não será fecundada).

Logo depois desse período seco, surge a sensação de umidade vaginal, com o aparecimento de uma secreção que tem aparência de um muco (o muco tem cor branca) que pode ser observada principalmente pela manhã, o que indica o período fértil da mulher. Com o passar dos dias esse muco vai se tornando mais elástico e lubrificante, quando o muco fica transparente, como uma clara de ovo cru, lubrificante e muito elástico, a ponto de poder ser puxado de um dedo a outro, é sinal de que a mulher está em seu período mais fértil.
O último dia desse muco é chamado de dia do pico. 
No dia seguinte ou no segundo dia ocorrerá a ovulação.
Após o período fértil, a mulher volta a ficar seca e pode ter relações sexuais sem engravidar, até o período fértil seguinte.

Resumindo, quem quer engravidar deve ter relações nos dias úmidos, com muco. 
Quem não quer só deve ter relações nos dias secos.

Esse método só deve ser evitado pelas mulheres que não conseguem identificar o muco vaginal.

(Para maiores informações procure o seu ginecologista!)

Então, você acha esse método seguro?
Postado por Camila Lucena às 00:44

1 comentários:

paloma souza disse...

Nunca que usaria, camisinha sempre!
Curti seu blog :)
Conhece o meu? http://www.agirlaplanet.com
Beijos!

Postar um comentário